Estuda.com

Blog

5 dicas para se preparar e passar na FUVEST

5 dicas para se preparar e passar na FUVEST

Como funciona o FUVEST?

Por ser o vestibular da maior universidade da América Latina, o processo da FUVEST é desafiador e requer preparação. A prova se divide em duas fases:

  • Primeira fase: Essa etapa é o primeiro processo de seleção e será ela quem irá decidir quem passa para a segunda fase. Aqui o aluno deverá respostas 90 questões e a prova dura cinco horas.
  • Segunda fase: essa etapa é dividida em dois dias de prova com questões dissertativas e de matérias especificas, além da redação.

E para conquistar a aprovação em um vestibular desafiador como a FUVEST, você precisa de dedicação e estudo contínuo, então se liga nas nossas dicas para aumentar suas chances e se preparar de modo eficaz para essas duas fases do vestibular.

1. Estude provas anteriores

Uma ótima opção para consolidar seu aprendizado e já ir treinando para o vestibular é revisar as provas anteriores. A partir dessa resolução e revisão, você irá se familiarizar com o estilo da prova e com as exigências dela. Também poderá ter uma noção dos assuntos que são cobrando recorrentemente.

Portanto, separe um tempo para resolver questões de provas anteriores e sempre revise os assuntos que são cobrados nelas, esteja sempre antenado.

2. Leia os livros da lista obrigatória

A leitura será sua grande aliada na aprovação da FUVEST, isso porque existe uma lista de leituras obrigatórias para o vestibular. Por isso, nossa dica é que você não deixe de ler e estudar os livros solicitados.

A lista pode ser extensa, mas com um bom cronograma de leitura e dedicação, você consegue. Além disso, não deixe de se aprofundar nesses livros, fazendo perguntas ao autor e estudando o contexto da obra, esse mergulho irá ampliar sua percepção sobre a obra e seus temas.

3. Treine redações

E por falar em mergulho, outra parte importante é a redação na segunda fase do vestibular. Portanto, não deixe de se aprofundar e treinar os diversos estilos de escrita, pois mesmo que a redação seja dissertativa-argumentativa, você estará mais apto para formular suas pontuações e poderá se valer de outros estilos para compor uma ótima redação.

Por isso, estude os formatos de redação e produza textos, treine! Treine! Treine!

4. Um pouco todo dia

Como você deve saber, a FUVEST não é fácil. Por isso, é importante que você foque na organização dos seus estudos, para que consiga abarcar todos os temas e materiais solicitados.

Organize um cronograma de estudos diários, buscando contemplar mais de uma matéria por dia. O ideal é que você troque de disciplina a cada 1h30 de estudo, para que sua mente possa descansar e absorver de maneira eficaz o que foi estudado.

5. Atente-se para o mundo atual

E nossa última indicação é que você seja uma pessoa de repertório. Isso significa que é importante observar o mundo a sua volta e os acontecimentos o redor do globo, por isso leia bons livrosconsuma noticiários de qualidade e busque debater os assuntos com seus amigos e familiares, aumente seu olhar crítico sobre o mundo.

Esteja sempre conectado com os diversos acontecimentos em nossa sociedade, isso fará com que você esteja mais apto a responder as questões de cada fase da FUVEST.

E sabe quem está sempre ao seu lado nos estudos? Isso mesmo, a Estuda.com, uma plataforma que busca a transformação no aprendizado e na performance de estudantes e professores.

Então, entre em nossa plataforma e saiba mais sobre nossos planos de estudo, análise de desempenho e preparação para o vestibular. Também não deixe de conferir nosso blog, onde você encontra os melhores conteúdos para que você saia sempre na frente nos estudos!

Prepare-se com a Estuda.com!

Recomendado

As escolas literárias representam diferentes movimentos artísticos ao longo da história, cada um com suas características específicas e contextos históricos….

Será que você sabe quando usar a crase? Entender quando e como utilizar a crase é uma questão que confunde…

O ácido muriático, mais conhecido como ácido clorídrico, é uma substância química importante para diversos setores da indústria e na…

Cadastre-se para receber notícias sobre Educação

Você sempre bem informado(a)🫡. Assine nossa newsletter gratuita!

Política de privacidade*