Estuda.com

Blog

Arte ou entretenimento? O cinema como uma ferramenta cultural

Assistir a um filme em uma sala de cinema ou mesmo em casa é uma ótima oportunidade para aprender sobre o mundo ao nosso redor. É no filme que os temas sobre a realidade social são levados em conta. Por exemplo, temas como política, machismo, conservadorismo, etc.

Nesse sentido, vale notar que as pessoas tendem a se perguntar se o cinema é uma arte ou um entretenimento, uma forma de lazer. A resposta a esta pergunta pode ser encontrada ao longo deste post. Confira!

 

O cinema como arte

Antes de tudo, cabe destacar o que é arte, assim fica fácil associá-la ao cinema e entendê-lo a partir dessa ótica.

Então, a arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções e vivências, ou seja, sua história, assim como seus valores e beleza. Assim, podemos dizer que arte é tudo aquilo utilizado pelo ser humano para representar isso que destacamos.

Vale dizer que a arte pode se manifestar de muitas formas, como na música, escultura, dança, quadros artísticos etc. Além destas, a arte também pode ser representada no cinema. Afinal, muitos filmes são produzidos com base na realidade das pessoas e dos problemas que elas enfrentam na vida.

Como exemplo podemos citar a saga de filmes Jogos Vorazes, os quais representam o sistema político de muitos países e a maneira como seus cidadãos reagem a ele. Assim, podemos dizer perfeitamente que o cinema é, sim, uma arte.

 

O cinema como entretenimento

Podemos entender o entretenimento como qualquer ação/atividade destinada a entreter e despertar o interesse de um público. Por exemplo, um show é uma forma de entretenimento, já que seu objetivo é oferecer lazer às pessoas.

Partindo do pressuposto de que entretenimento é uma forma de lazer, podemos dizer que o cinema é capaz de oferecer isso. Afinal, ele entrega não apenas arte, mas também a oportunidade de as pessoas se juntarem para assistir a seus filmes prediletos.

Tanto isso é verdade a respeito do cinema que quando um filme popular é estreado as salas de cinema lotam. Um caso bem específico que demonstra isso é a saga Harry Potter.

 

O cinema como cultura

O cinema pode ser visto não apenas como arte e entretenimento, mas também como cultura.

Em qual sentido? De forma resumida, em sentido amplo, podemos entender a cultura como um conjunto de saberes, modo de vida, religião, entre outras expressões. Portanto, considerando que o cinema não é apenas uma mídia, mas também o meio pelo qual modos de vida e saberes são partilhados, também podemos dizer que ele é cultura.

O cinema é, na prática, um elemento da cultura, já que se coloca como um modo de entretenimento e arte, e uma forma de reproduzir e compartilhar culturas.

Conhecer bem a história do cinema e o que ele representa na sociedade é fundamental para quem está se preparando para ENEM vestibular redação. Portanto, fique ligado(a).

Para ficar por dentro de outros conteúdos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso site. Combinado?

Recomendado

O sonho de ingressar no curso de Medicina é compartilhado por muitos estudantes, tornando a concorrência acirrada. Com isso, vem…

Se você precisa estudar para provas como o ENEM, nada melhor que montar uma lista de exercícios personalizada com diferentes…

Nesta segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital da edição de…

Cadastre-se para receber notícias sobre Educação

Você sempre bem informado(a)🫡. Assine nossa newsletter gratuita!

Política de privacidade*