Conheça as habilidades que mais caem no Enem

No Enem, habilidade, competência e conteúdo são conceitos distintos, e entender essa diferença pode fazer a diferença na preparação para a prova e no desempenho final. A habilidade, no contexto do Enem, refere-se à capacidade de aplicar conteúdos e tecnologias em cada uma das quatro provas. São 30 habilidades possíveis por prova, agrupadas em competências. Já a competência é a capacidade de dominar os saberes da área de conhecimento.

Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias = 9 competências;

Área de Matemática e suas Tecnologias = 7 competências;

Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias = 8 competências;

Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias = 6 competências.

 

Veja uma das competências da área de Matemática e as habilidades associadas, como aparece na Matriz de Referência do Enem.

Competência 1 – Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. H1 – Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.

H2 – Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.

H3 – Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

H4 – Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.

H5 – Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.

 

Os conteúdos, no Enem, são chamados de objetos de conhecimento. São os tópicos, os assuntos estudados em cada disciplina (ou componente curricular, na moderna terminologia).

Por fim, o registro afirma que a Matriz de Referência do Enem se estrutura em cinco eixos cognitivos gerais, aplicáveis às quatro áreas de conhecimento.

 

Eixo I: Dominar linguagens (DL)

Eixo II: Compreender fenômenos (CF)

Eixo III: Enfrentar situações-problema (SP)

Eixo IV: Construir argumentação (CA)

Eixo V: Elaborar propostas (EP)

 

É interessante notar que algumas habilidades e competências são mais frequentes que outras, então como estratégia, confira as provas do Enem de 2015 a 2022. O número de questões varia de uma área para outra, pois algumas provas especiais têm mais itens diferenciados que outras. A frequência nas competências foi levantada em relação à média de itens por habilidade.

 

Análise de Matemática

Foram analisadas 796 questões, de 1ª, 2ª e 3ª aplicações, provas digitais e de provas para atendimento de necessidades especiais, como braille, vídeo-provas, prova com ledor. 

As habilidades e competências foram extraídas dos microdados divulgados pelo Inep.

Habilidades

Habilidade 03  Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. É a que mais foi avaliada ao longo das provas, com 39 ocorrências.
Habilidade 12 Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. Segunda habilidade mais requerida nas provas, aparece 35 vezes.
Habilidade 28 Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade. Também apareceu em 34 questões, como a 01, em terceiro lugar.
Habilidade 21 Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos. Foi exigida em 33 itens de 2015 a 2022.

 

É possível perceber que quatro das cinco habilidades mais mais requisitadas na prova de Matemática se referem à capacidade de resolver situações-problema.

Competências

As habilidades 01 a 05 se referem à competência 01 de Matemática, que é a de “Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais”. Esta foi a mais frequente nas provas, com 153 aparições.

A segunda competência mais frequentemente solicitada nas provas de Matemática foi a 06, “Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação”, que, com apenas três habilidades, foi solicitada em 86 itens.

Análise Linguagens e Códigos

Analisamos 858 questões, de 1ª, 2ª e 3ª aplicações, provas digitais e de provas para atendimento de necessidades especiais (braille, videoprovas, prova com ledor). 

As habilidades e competências foram extraídas dos microdados divulgados pelo Inep.

Habilidades

Habilidade 16  Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. Foi avaliada 47 vezes.
Habilidade 17 Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional. Também foi requerida em 47 itens. 
Habilidade 12 Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. Teve 38 ocorrências. 
Habilidade 09 Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social. Apareceu em 31 itens.
Habilidade 18 Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos. Foi exigida em 33 itens de 2015 a 2022.
Habilidade 24 Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. Também foi objeto de avaliação em 31 itens. 
Habilidade 28 Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação. Também esteve presente em 30 itens. 

 

Dentre as mais avaliadas observa-se habilidades de Arte (hab. 12), Ed. Física (hab. 09), Linguagens digitais (hab. 28) e Literatura (hab. 16 e 17). Estes componentes curriculares são frequentemente negligenciados pelos candidatos na sua preparação para o Enem. Eles precisam deixar de ser nas próximas provas. 

Competências

A competência 05 de Linguagens e Códigos, “Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção” é, de longe, a mais frequente nas provas de Linguagens, com 123 itens, em apenas três habilidades avaliadas. As duas habilidades mais requeridas – 16 e 17 – compõem esta competência.

Ciências Humanas

Nas provas de 2015 a 2022 levantamos 761 questões, de 1ª, 2ª e 3ª aplicações, provas digitais e de provas para atendimento de necessidades especiais (braille, videoprovas, prova com ledor). As habilidades e competências foram extraídas dos microdados divulgados pelo Inep.

Habilidades

Habilidade 15     Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história. Foi investigada em 35 itens, a habilidade mais comum nas provas de Ciências Humanas.
Habilidade 11 Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. Apareceu como a segunda mais frequente, com 33 aparições. 
Habilidade 01 Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. Esteve presente em 32 itens. 
Habilidade 03 Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. Também foi avaliada 32 vezes.
Habilidade 08 Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. Também foi requerida em 32 itens.
Habilidade 08 Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. Também foi objeto de avaliação em 31 itens. 

 

Das cinco habilidades mais presentes nas provas das edições 2015 a 2022, duas avaliam o eixo cognitivo “dominar linguagens” (hab. 01 e 11) e duas o eixo “enfrentar situações-problema” (hab. 03 e 08).

Competências

A competência mais solicitada nas provas de Ciências Humanas foi a 01, “Compreender os elementos culturais que constituem as identidades”, investigada em 143 itens, compreendendo as habilidades de 01 a 05, entre as quais estão duas das cinco mais frequentes.

A segunda competência que mais esteve presente nas provas do período avaliado foi a 03, “Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais”, em 139 itens.

 

Análise de Ciências da Natureza

No período estudado, analisamos 840 questões, de 1ª, 2ª e 3ª aplicações, provas digitais e de provas para atendimento de necessidades especiais (braille, videoprovas, prova com ledor). 

As habilidades e competências foram extraídas dos microdados divulgados pelo Inep.

Habilidades

Habilidade 01                       Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos. Foi a que mais apareceu, tendo sido cobrada em 36 itens.
Habilidade 17 Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. Foi avaliada também em 36 itens. 
Habilidade 08 Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos. Esteve presente 35 vezes.
Habilidade 05 Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano. Esta habilidade foi buscada em 34 itens.
Habilidade 18 Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam. Também cobrada em 34 questões.

 

Dentre as cinco habilidades de Ciências da Natureza que mais caíram no período de 2015 a 2022, duas foram do eixo cognitivo “dominar linguagem” (hab. 08 e 17) e duas do eixo “compreender fenômenos” (hab. 03 e 08).

 

Competências

A competência 5 de Ciências da Natureza, “Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos” foi a mais frequente nos itens do período considerado, com 102 questões, com apenas três habilidades, 17, 18 e 19, as duas primeiras entre as cinco mais presentes.

A segunda competência com maior número de questões foi a 01, “Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade”, avaliada em 125 itens, com quatro habilidades, uma delas a 01, a mais frequente nas provas.

 

As habilidades mais frequentes são diferentes, se considerarmos apenas as provas de 1ª aplicação?

A avaliação exclusivamente das provas de 1ª aplicação mostra pequenas diferenças, quando comparada ao conjunto geral de provas do Enem. Vamos a elas.

Matemática

Foram analisados 359 itens, de 2015 a 2022, dos quais se observa que as habilidades mais comumente pedidas foram a 03 (17 vezes), a 28 (16 vezes), a 26 (15 vezes), e as habilidades 01, 02, 04, 08, 21 e 25 (14 vezes cada).

Aparecem, nesta análise, algumas frequentes na primeira aplicação que não têm tanta regularidade nas demais modalidades (segunda aplicação, provas adaptadas e digitais), que são: 

Habilidade 26 – Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos; 

Habilidade 02 – Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem;

Habilidade 04 – Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas;

Habilidade 08 – Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma e 

Habilidade 25 – Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.

As competências mais constantes nas provas de primeira aplicação foram as mesmas do conjunto geral, 01 e 06.

Linguagens

Analisando 400 itens de primeira aplicação, as duas habilidades que mais caíram, a 16 (25 vezes) e a 17 (19 vezes), foram as mesmas do levantamento geral. Mas as habilidades 15 (16 vezes),12 e 14 (15 vezes cada) aparecem como novidades nesta análise. São elas:

Habilidade 15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político;

Habilidade 12 – Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais e

Habilidade 14 – Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

As competências mais comuns também foram a 04 e a 05, nesta análise, as mesmas do quadro geral.

Ciências Humanas

Dos 360 itens de primeira aplicação, duas habilidades aparecem com altas frequências:

06 – Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos (16 vezes), sendo uma das duas que mais aparece, e 

23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades (15 vezes).

Além destas, muitas questões também avaliaram as habilidades 01 (16 vezes) e 03, 11, 15 e 27 (15 vezes), que apareceram com destaque na avaliação geral.

As competências mais solicitadas também foram a 01 e a 03.

 

Ciências da Natureza

Nas 360 questões de primeira aplicação as habilidades mais comuns foram a 01 (17 vezes), a 03, a 17, a 19 e a 24 (15 vezes cada). Observa-se que não aparecem no levantamento geral mas que aqui estão entre as mais solicitadas nas questões:

Habilidade 03 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas;

Habilidade 19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental e

Habilidade 24 – Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.

As competências 05 e 01 também foram as mais comuns.

 

Banner_blog

Recomendado

Entrar na universidade dos sonhos é o objetivo de milhares de estudantes que participam do Enem. E, com a chegada…

Se você está se preparando para ingressar em uma das universidades mais renomadas do Brasil, entender como funciona o vestibular…

A prova da Fuvest é conhecida por sua exigência e tradição, especialmente na área de Literatura. Para garantir um bom…

Cadastre-se para receber notícias sobre Educação

Você sempre bem informado(a)🫡. Assine nossa newsletter gratuita!

Política de privacidade*