Você já deve conhecer a estrutura da redação do ENEM, nela, primeiro você recebe um tema, que geralmente é uma questão problema seguida de alguns textos que podem inspirar sua redação. Seu objetivo é dissertar sobre o assunto e pensar em uma ideia final para solucionar o problema.
Ao ser corrigido o seu texto está sujeito a cinco competências que serão avaliadas. E a quinta dessas competências faz relação à regra de não ferir os direitos humanos, ou seja, não romper com os valores de cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
Confira algumas dicas de como fazer o respeito aos direitos humanos contarem mais nota pra você:
Respeite os direitos humanos pensando em soluções positivas para os problemas.
Não é incomum encontrar redações do ENEM em que as propostas de solução apresentadas incluíram frases como as seguintes:
• “ O autor da ação deve ser massacrado na cadeia”
• “ A solução é fazer a pessoa sofrer da mesma forma que a vítima”
• “Neste caso devemos fazer justiça com as próprias mãos”
A dica que temos é: pense sempre em soluções positivas para a proposta. Educar, ensinar, cuidar, proteger, alertar, cooperar são sempre atitudes mais bem avaliadas do que punir, matar, segregar, odiar.
Saiba a base dos direitos humanos:
E para isso não é preciso tanto esforço, afinal todos nós nascemos dentro de uma sociedade que se importa em preservar e garantir a dignidade do outro. Portanto, apenas tenha certeza que a sua redação está respeitando a identidade de cada pessoa, considerando que cada pessoa tem sua raça, sexo, língua, religião e cultura. Que a tolerância entre as diferenças não seja um problema e que cada pessoa tem seus direitos e deveres de acordo com a lei do país. Pensando assim e revisando sua redação de maneira crítica, as chances de aumentar suas notas são grandes.
E se os direitos humanos forem citados como tema?
Apesar de ser incomum que os direitos humanos surjam como tema central da redação, não podemos descartar o fato de que a banca é sempre uma caixinha de surpresas. Nesse caso é sempre importante que você saiba um pouco da história desse tema, onde e porque esses direitos surgiram, como eles foram instaurados e qual a importância dele em tempos atuais. Inclua uma visita aos sites oficiais de órgãos que trabalham para regular essas diretrizes interna e externamente ao nosso país e tenha certeza que você está preparado para sua tão sonhada nota 10!