Matemática, física, química, biologia e inglês. Nada parece tão diferente quando falamos que essas são as matérias essenciais de um colégio Premium. Mas, a segurança em prometer a formação de líderes globais que irão cursar as melhores universidades do mundo, brilha os olhos de todos os educadores, pais e alunos.
Conteúdo
O que é uma escola Premium?
Mais que uma estrutura completa ou serviços que transcendem o básico. As escolas consideradas de elite são aquelas que apresentam uma nova estrutura para conduzir a educação dos alunos. Com uma metodologia de ensino atuante, esses colégios retiram o aluno da situação de ouvintes e mostram que eles podem construir soluções globais para qualquer problema que puderem diagnosticar.
De pequenas soluções para o dia a dia, até grandes questões como o lixo ou o clima: os alunos de elite sabem que possuem as ferramentas e habilidades necessárias para propor novas soluções.
As atividades dentro de um colégio de elite são sempre mais interativas e coletivas, dessa forma o aluno participa como protagonista da construção do seu próprio conhecimento e passa a se destacar quando colocado diante do sistema tradicional de ensino.
Ser bilíngue não é um diferencial
Para um colégio de elite, ser bilíngue é apenas o básico. Muitos destes colégios adotam calendários de ensino internacionais e colocam os alunos em contato direto com os 4 cantos do mundo. Alguns, denominam-se como trilíngues e outros trazem inclusive a fluência digital como terceira língua.
Os alunos de elite costumam ser colocados muito cedo em contato com a tecnologia e linguagem de programação. Em algumas escolas, a lógica é ensinada a partir de 1 ano de idade.
Formação holística é muito mais que arte, cultura ou literatura
Ser completo significa muito mais que dominar conteúdos gerais. Os colégios de elite incluem em sua grade o desenvolvimento de ferramentas para lidar com sentimentos, comportamentos, habilidades e questões emocionais. Muitas oferecem aulas de “mindfulness” (meditação para concentração), “habits of mind” (treino para o cérebro, com lições como persistir, controlar impulsos, usar conhecimento do passado para novas situações etc.) e “visible thinking routines” (técnica para aprimorar o pensamento).
Em uma escola assim, o aluno é colocado como centro das inovações e têm acesso ao que for necessário para o seu pleno desenvolvimento.
O acesso à arte, cultura, literatura também é apresentado de uma maneira completamente diferente daquele que estamos acostumados. No lugar de aulas frias e distantes, o aluno passa a vivenciar aquilo como uma tarefa comum do seu dia a dia. Aulas de música são realidade ainda no berçário, passeios em museus e grandes bibliotecas são feitos quase que diariamente e o aluno passa a ser considerado um cidadão criativo e com capacidade de produzir tudo o que é belo ainda muito cedo.

Estrutura e foco na resolução de problemas
Num colégio de elite, os laboratórios não são um grande evento. Há laboratórios para tudo e muitas vezes as salas de aula são verdadeiros laboratórios, com arquitetura modular e todos os materiais necessários para construção do conhecimento.
Muito além daquilo que conhecemos como os antigos laboratórios de química e biologia, agora os alunos podem contar com verdadeiras fábricas, mecânicas ou marcenarias dentro da escola. O uso de impressoras 3d é comum e a construção de protótipos para o uso na aula são parte da rotina. Mais que ouvir falar, o aluno de elite: constrói, vê, toca e sente tudo aquilo sobre o que está aprendendo.
Eles também são desafiados a resolver uma série de problemas complexos e interdisciplinares. Com metodologias reconhecidas internacionalmente como o design thinking ou design for change, estes alunos constroem soluções criativas para o que percebem de errado no mundo e assim desenvolvem senso crítico, empatia e um olhar curioso sobre qualquer questão.
Apesar do posicionamento de inovação, revolução e transformação educacional que os colégios premium demonstram possuir, eles também trazem em seu DNA a questão da tradição, fator que tranquiliza os pais e responsáveis sobre o futuro do aluno, que sabe que com tanta estrutura e atenção, não resta dúvida sobre o universo de possibilidades que terá pela frente.