O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 19 de novembro de 2025, o gabarito oficial do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC decidiu antecipar a divulgação do gabarito do Enem 2025 após anular três questões. Originalmente, a divulgação do gabarito estava prevista para a quinta-feira (20).
A partir das respostas, diversos candidatos já podem conferir as respostas das provas aplicadas no último domingo, dia 16 de novembro, e calcular uma estimativa de seu desempenho junto ao primeiro dia de prova.
👉 Confira também: Gabarito Oficial Enem 1° Dia de prova
O resultado do Enem, tanto das provas quanto da redação, serão divulgados dia 16 de janeiro de 2025 pelo Inep. Confira o gabarito completo:
Conteúdo
- 1 Gabarito Oficial Enem 2025 – Prova Azul (2° Dia)
- 2 Gabarito Oficial Enem 2025 – Prova Verde (2° Dia)
- 3 Gabarito Oficial Enem 2025 – Prova Cinza (2° Dia)
- 4 Gabarito Oficial Enem 2025 – Prova Amarela (2° Dia)
- 5 Gabarito Oficial Enem 2025 – Prova Laranja (Braile e ledor) (2° Dia)
- 6 Gabarito Oficial Enem 2025 – Prova Roxo (Libras) (2° Dia)
- 7 Veja as questões anuladas:
- 8 Quando sai o resultado oficial do Enem 2025?
- 9 A polêmica que anulou questões do Enem 2025
- 10 O que foi cobrado no 2° dia do Enem 2025?
- 11 Entenda a TRI do Enem
Gabarito Oficial Enem 2025 – Prova Azul (2° Dia)

Gabarito Oficial Enem 2025 – Prova Verde (2° Dia)

Gabarito Oficial Enem 2025 – Prova Cinza (2° Dia)

Gabarito Oficial Enem 2025 – Prova Amarela (2° Dia)

Gabarito Oficial Enem 2025 – Prova Laranja (Braile e ledor) (2° Dia)

Gabarito Oficial Enem 2025 – Prova Roxo (Libras) (2° Dia)

Fonte: Portal do Inep https://www.gov.br/inep
Veja as questões anuladas:
São as seguintes questões anuladas de cada prova:
- Fotossíntese: (115 na cinza; 121 na amarela; 132 na verde; 123 na azul)
- Grito: (118 na cinza; 115 na amarela; 135 na verde; 132 na azul)
- Parcelamento de R$ 60 mil: (172 na cinza; 178 na amarela; 168 na verde; 174 na azul)
Reaplicação
O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, segue até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília). O recurso atende às pessoas que faltaram por problemas logísticos ou por serem acometidas por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital. Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão a reaplicação do exame garantida.
Vale ressaltar que o(a) inscrito(a) só faz a prova do dia em que sua participação foi inviabilizada. As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.
Quando sai o resultado oficial do Enem 2025?
O resultado do Enem será divulgado dia 16 de janeiro de 2026 pelo Inep.
A partir disso, também há a abertura das inscrições para o SiSU 2026, onde os candidatos se inscrevem para aguardar o resultado da chamada regular.
Recomendamos sempre acompanhar as fontes oficiais e ficar atento às novidades, porque mudanças de última hora podem acontecer em função de questões técnicas ou de calendário acadêmico nacional.
A polêmica que anulou questões do Enem 2025
O Enem 2025 foi marcado por uma polêmica: o Inep decidiu anular três questões da prova após a divulgação, em uma live no YouTube, de perguntas consideradas muito semelhantes às aplicadas no exame.
O caso ganhou repercussão quando o idealizador da live, estudante de medicina, mostrou itens quase idênticos aos do Enem dias antes da avaliação. Isso levantou suspeitas sobre uma possível quebra de confidencialidade no processo de pré-testes das questões.
O Ministério da Educação acionou a Polícia Federal para investigar o vazamento, enquanto o Inep reforçou que todos os protocolos de segurança foram cumpridos. O episódio trouxe à tona o rigor do processo de elaboração das provas, destacando a importância do sigilo e da integridade do exame.
O que foi cobrado no 2° dia do Enem 2025?
O segundo dia de provas do Enem 2025, realizado em 16 de novembro, foi composto por 90 questões, sendo:
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia)
A prova cobrou conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza, com destaque para temas como logaritmo, probabilidade, questões ambientais envolvendo CO₂, funcionamento de bombas d’água e processos de fotossíntese, além de exigir boa interpretação de texto e raciocínio interdisciplinar.
Entenda a TRI do Enem
A TRI é uma metodologia estatística que avalia não apenas o total de acertos, mas também a coerência das respostas do participante ao longo da prova. Por exemplo, se um estudante acerta questões consideradas muito difíceis, mas erra várias fáceis, o sistema pode identificar uma possível falta de consistência — sugerindo que houve “chute” nas respostas mais complexas. Nesse caso, a pontuação atribuída a essas questões será menor.