Confira mudanças importantes para os candidatos. Inscrições vão até 1 de setembro
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu as inscrições para o Vestibular Unicamp 2026, divulgou o calendário completo e as novidades para as provas. A principal mudança anunciada pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) está na estrutura da segunda fase, que terá redução no número de questões para tornar a prova menos exaustiva.
Das 3.368 vagas regulares para ingresso na Universidade em 2026, o Vestibular Unicamp oferece 2.520 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. A taxa de inscrição é de 221,00 reais e poderá ser paga até dia 8 de setembro.
O cronograma completo, que inclui o período de inscrições, provas e divulgação dos aprovados, já está disponível. Veja, a seguir, todos os detalhes sobre o processo seletivo da Unicamp 2026.
Conteúdo
Redução de questões na segunda fase
Os candidatos aprovados na primeira fase seguem para a segunda etapa, que consiste em provas discursivas realizadas em 2 dias consecutivos (anteriormente, o candidato tinha três dias de aplicação).
- Dia 1: Provas de Redação, Língua Portuguesa/Literatura e Interdisciplinar.
- Dia 2: Questões discursivas de Matemática (Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Biológicas/Saúde e Ciências Humanas/Artes) e questões de Ciências da Humanas (História, Filosofia, Sociologia e Geografia).
Para o segundo dia da prova (a fase específica), o número de questões será reduzido, dependendo da área de conhecimento. Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes terão 18 questões (5 de História, 5 de Geografia, 1 de Filosofia e 1 de Sociologia), enquanto os candidatos das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Exatas/Tecnológicas terão questões ajustadas conforme a área escolhida.
Como fazer a inscrição Unicamp 2026?
As inscrições para o Vestibular Unicamp 2026 serão realizadas entre os dias 1º de agosto e 1º de setembro de 2025, exclusivamente pelo site da Comvest.
Durante o período de inscrição, o candidato deve:
- Acesse o site oficial da Comvest (https://www.comvest.unicamp.br/);
- Leia o Manual do Candidato com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas;
- Entre na Área do Candidato;
- Selecione sua modalidade de ingresso, como Candidatos Pagantes; Candidatos Isentos; ou Candidatos Redução Parcial (50%).
- Preencha o formulário, informando dados pessoais, curso desejado, cidade de prova e, se necessário, a solicitação de atendimento especial ou uso do nome social;
- Revise sua inscrição;
- Gere e pague o boleto da taxa de inscrição, no valor de R$ 221,00. O pagamento deve ser feito até a data-limite de 8 de setembro.
Inscrição automática Enem-Unicamp
A Comvest informa que está mantida a possibilidade de inscrição antecipada, no formulário do Vestibular, para candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp.
Desta maneira, ao realizarem a inscrição no Vestibular 2026, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (programa de bônus na nota voltado a estudantes de escolas públicas) e/ou cotas étnico-raciais, já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2026, não sendo necessária nova inscrição em novembro.
Cronograma completo Unicamp 2026
- Isenções da taxa de inscrição: 12 de maio a 6 de junho;
- Inscrições: 1º de agosto a 1º de setembro;
- Pagamento da taxa de inscrição: 8 de setembro 2025;
- Prova de habilidades específicas (Música): entre os dias 15 e 30 de setembro;
- 1ª fase do vestibular: 26 de outubro;
- 2ª fase do vestibular: 30 de novembro e 1º de dezembro;
- Provas de habilidades específicas: 3 a 5 de dezembro;
- Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026.
A aplicação de ambas as fases está mantida no período da manhã, com início às 9 horas, como passou a vigorar no ano anterior.
Treineiros
A carreira de treineiro segue válida em 2026. Estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio devem se inscrever em uma das três áreas:
- Ciências Humanas/Artes
- Ciências Exatas/Tecnológicas
- Ciências Biológicas/Saúde
Treineiros não fazem provas específicas e não concorrem às vagas. No entanto, recebem um certificado de participação e sua classificação.
Cidades onde ocorrem as provas
As provas da Unicamp serão aplicadas em 31 cidades paulistas e em 6 capitais brasileiras:
- Capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador;
- SP: Campinas, São Paulo, Santos, Ribeirão Preto, Bauru, Sorocaba, São José do Rio Preto, entre outras
A consulta ao local de prova estará disponível após o fim do período de inscrição.
Prepare-se com antecedência
Com o novo formato e calendário já disponível, é fundamental que os estudantes iniciem sua preparação com antecedência, tanto para o conteúdo das provas quanto para os critérios de isenção e inscrição.
Aproveite para utilizar a plataforma Estuda.com para praticar questões e provas anteriores da Unicamp e melhore seu desempenho, se sentindo mais confiante e preparado (a)!