Nesta sexta-feira (29/12), o Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União o edital que estabelece os detalhes e cronograma completo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Portanto, a partir de agora, com edição anual, para concorrer às vagas do próximo ano letivo, disponíveis nas Universidades Públicas, utilizando as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 é necessário se inscrever entre os dias 22 e 25 de janeiro. A mudança que eliminou a segunda edição do processo seletivo que ocorria no meio do ano foi anunciada em novembro.
Ao todo, 127 universidades participarão do Sisu 2024, com oferta de 264.254 vagas, para o primeiro e o segundo semestre. Durante a inscrição, os candidatos terão a oportunidade de indicar até duas opções de vaga. No entanto, a definição do semestre de ingresso ficará a cargo da universidade, baseada na ordem de classificação dos candidatos. Vale lembrar que a Lei de Cotas sofreu ajustes que já estarão em vigor nesta edição.
Conteúdo
Lei de Cotas
Entre as principais mudanças, aos beneficiários das cotas para instituições federais de ensino, destaca-se a inclusão dos quilombolas, a redução do teto da renda, a participação dos cotistas pelas vagas da ampla concorrência e a extensão das políticas afirmativas para a pós-graduação.
Inicialmente, todos os candidatos concorrerão às vagas de ampla concorrência. Aqueles que não atingirem as notas exigidas nesta modalidade e fizerem parte dos grupos de cotas (com critérios de raça e renda) serão incluídos na disputa por esse benefício. Dessa forma, se um candidato autodeclarado preto, por exemplo, alcançar uma nota mais alta que a requerida na ampla concorrência, será aprovado na “lista geral” sem prejudicar um cotista com desempenho inferior.
Cronograma
Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
Lista de espera: manifestação de interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
Resultado das listas de espera: datas definidas por cada universidade participante.
Fique de olho nas datas e nos critérios estabelecidos no edital para garantir sua participação na ÚNICA EDIÇÃO DO SISU 2024.