Blog

O Infotenimento pode ser seu aliado nos estudos

O Infotenimento como recurso para os estudos

O infotenimento é um neologismo que resulta da soma das palavras informação e entretenimento. O conceito ganhou força no final dos anos 90, época em que passou a ser utilizado por profissionais da área de comunicação. Por meio dele é possível enriquecer o repertório sociocultural por meio de notícias, eventos, documentários, cinema, redes sociais e outros meios. 

Em síntese, é uma forma de apresentar a informação de maneira envolvente e atraente, dando foco principalmente ao interesse humano, por meio de celebridades, vídeo, cinema, televisão, rádio, música, teatro, dança, literatura, gastronomia, fotografia, moda, shows musicais e outros. Contudo, ao passo que somos bombardeados de informações constantemente, muitas vezes é preciso filtrar aquilo que desejamos consumir. 

Repertório sociocultural

Estudar para o vestibular não precisa se limitar necessariamente às estratégias convencionais. Maratonar filmes e séries, ouvir música, ir a eventos também contribuem para aumentar seu repertório sociocultural em diferentes áreas do conhecimento para melhorar a argumentação em uma redação, viver novas experiências, ter qualidade de vida, e estar sempre por dentro das atualidades. Como a maioria dos conteúdos são narrativas pautadas na história e em fatos, as informações se tornam mais atrativas e envolventes.

Neste caso, o entretenimento é usado como gancho para abordar informações e temas mais complexos, discutir fatores culturais, econômicos, turísticos e que envolvem vários setores da sociedade. Por exemplo, São Paulo Fashion Week (SPFW), RBD e Taylor Swift podem parecer temas muito irrelevantes e “fúteis” para muitas pessoas, mas se engana quem pensa que não são essenciais para discutir assuntos como economia, política e cultura.

Entretenimento coloca a realidade social em pauta

Na última semana, entre os dias 8 a 12 de novembro, ocorreu a 56ª edição do SPFW em São Paulo/SP. Mas por qual motivo a principal semana de moda da América Latina teria tanta relevância para debater pautas sociais? A moda e a indústria têxtil empregam (IEMI, 2022) no Brasil, quase 10 milhões de pessoas, direta (1,34 milhões) e indiretamente. A moda tem manifestações artísticas que questionam alguns fatores sociais, e apesar de ser mercantilizada, coloca comida na mesa de muita gente, sendo o país com a maior Cadeia Têxtil completa do Ocidente, desde o agricultor até a vendedora. Ela também é a expressão do ser humano e por isso também é considerada cultura.  Contudo, há diversas problemáticas como disparidade salarial entre homens e mulheres, trabalho análogo à escravidão, além de pautas ambientais.

Além disso, também vemos grande repercussão dos shows da banda mexicana RBD e da cantora norte-americana Taylor Swift no país. Alguns canais de economia aproveitam para apresentar e exemplificar assuntos como a inelasticidade da demanda, por exemplo. Esse fator econômico se trata de quando a procura por um bem ou serviço continua em alta mesmo quando os preços aumentam. Um exemplo disso é a revenda de ingressos por cambistas.

Além de impulsionar os cenários econômicos de diversos setores, como, turístico, hoteleiro, gastronômico e cultural, as performances de artistas muitas vezes abordam questões sociais, políticas e culturais. As letras e figurinos podem servir como forma de expressão e conscientização sobre temas importantes, desde desigualdade social até questões ambientais ou políticas.

Artistas frequentemente utilizam seus palcos e plataformas para levantar questões sociais em eventos com ampla cobertura midiática, o que significa que essas pautas podem ganhar visibilidade. Ademais, eventos culturais fornecem um espaço para que diferentes grupos compartilhem sua arte e história, promovendo a inclusão e o entendimento entre as pessoas. 

Quando bem aproveitados, os shows musicais e eventos podem ser poderosas ferramentas para sensibilizar, educar e mobilizar as pessoas em relação a questões sociais importantes. Ao integrar entretenimento com mensagens significativas, eles se tornam um veículo valioso para conscientização e mudança social.

Adoramos que você tenha acompanhado este artigo! Que tal continuar sua jornada de aprendizado conosco? Esteja sempre à frente, compreendendo as tendências e estratégias que moldam a educação do futuro. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e transformação!

Recomendado

Nesta segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital da edição de…

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mais conhecido como Inep, é uma autarquia federal vinculada ao…

Preparar-se para o Enem pode ser um desafio, e muitos estudantes se perguntam se fazer um curso preparatório é realmente…

Cadastre-se para receber notícias sobre Educação

Você sempre bem informado(a)🫡. Assine nossa newsletter gratuita!

Política de privacidade*