Estuda.com

Blog

Por que aplicar o Mindfulness para estudar?

Sem dúvidas, os estudos são de suma importância na vida do estudante. Afinal, é através deles onde conseguimos boas notas em provas de faculdade, concursos, e muito mais. No entanto, organizar-se para estudar, muitas vezes, pode acabar soando como uma tarefa — já que devemos predispor de um bom condicionamento mental para assimilar e absorver os conteúdos que serão estudados.

E como podemos perceber, não é sempre que estamos dispostos ou com a mente focada para estudar. Porém, nesse quesito, podemos perceber a devida importância da técnica mindfulness. Apesar de ser um termo bastante falado atualmente, ainda pouco se sabe sobre ele — especialmente quando relacionado aos estudos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira o nosso post até o final, veja o conceito de mindfulness e as principais vantagens de benefícios de aplicá-lo no seu dia a dia de estudos. Boa leitura!

Afinal, o que é o mindfulness?

Em geral, podemos definir que o mindfulness nada mais é do que uma técnica ou uma prática de meditação. No entanto, ela não é parecida com os vários estereótipos que são colocados em processos meditativos. Em outras palavras, você não vai precisar estar rodeado de velas, cruzar as pernas e fechar os olhos.

Quando falamos a respeito de mindfulness, trata-se de uma maneira mais otimizada de encarar as atividades que são realizadas no dia a dia ou que a partir de agora devem ser feitas com mais afinco — que, neste caso, são os estudos. Viver no automático, durante muito tempo, pode acabar contribuindo com implicações para a nossa mente.

Portanto, definimos então que o método do mindfulness permite que estejamos em estado de presença, ou seja, focados no aqui e no agora. E quando temos essa percepção, melhoramos inúmeros fatores, mas o principal deles, é a concentração.

Viver em estado presença significa se atentar aos contextos que acontecem à nossa volta com mais “tato”, e assim, permitir resolvê-los de uma maneira diferente e melhor, saindo totalmente de práticas automáticas que estávamos habituados a fazer.

Por que o mindfulness é importante para os estudos?

Entendendo o conceito e a importância desse método para uma rotina de estudos, podemos encontrar alguns benefícios e vantagens dessa prática para esse processo. Vamos conferir abaixo quais são eles:

1. Mais raciocínio lógico

Sob a prática de mindfulness, acabamos saindo de velhos conceitos e abordagens sobre a prática de determinadas atividades, como matemática e física, por exemplo, e passamos a olhar as contas e cálculos de uma maneira mais estratégica, buscando o conhecimento necessário para resolvê-los de uma maneira diferente, e sobretudo, correta.

2. Fomenta a criatividade

Para matérias que exigem muito do nosso criativo para processar contextos e datas — como história, filosofia e artes, por exemplo — o mindfulness é perfeito para estimular nossa criatividade e fazer com que esses estudos se tornem lúdicos e divertidos. Sem contar que, colocar a criatividade no meio dos estudos contribui para o raciocínio lógico, e também com a rápida memorização dos conteúdos estudados.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe a importância da técnica de mindfulness para seus estudos, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o tema? Visite agora mesmo o nosso blog e confira outros conteúdos relacionados.

Recomendado

A carreira de Medicina é uma das mais prestigiadas e desejadas no Brasil, atraindo milhares de estudantes todos os anos….

Entender o uso correto dos porquês é essencial para quem deseja escrever bem em português e se sair bem nas…

Durante os seus estudos e aulas escolares, provavelmente você já se deparou com datas em livros de história, nomes de…

Cadastre-se para receber notícias sobre Educação

Você sempre bem informado(a)🫡. Assine nossa newsletter gratuita!

Política de privacidade*