Sem dúvidas, os estudos são de suma importância na vida do estudante. Afinal, é através deles onde conseguimos boas notas em provas de faculdade, concursos, e muito mais. No entanto, organizar-se para estudar, muitas vezes, pode acabar soando como uma tarefa — já que devemos predispor de um bom condicionamento mental para assimilar e absorver os conteúdos que serão estudados.
E como podemos perceber, não é sempre que estamos dispostos ou com a mente focada para estudar. Porém, nesse quesito, podemos perceber a devida importância da técnica mindfulness. Apesar de ser um termo bastante falado atualmente, ainda pouco se sabe sobre ele — especialmente quando relacionado aos estudos.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira o nosso post até o final, veja o conceito de mindfulness e as principais vantagens de benefícios de aplicá-lo no seu dia a dia de estudos. Boa leitura!
Conteúdo
Afinal, o que é o mindfulness?
Em geral, podemos definir que o mindfulness nada mais é do que uma técnica ou uma prática de meditação. No entanto, ela não é parecida com os vários estereótipos que são colocados em processos meditativos. Em outras palavras, você não vai precisar estar rodeado de velas, cruzar as pernas e fechar os olhos.
Quando falamos a respeito de mindfulness, trata-se de uma maneira mais otimizada de encarar as atividades que são realizadas no dia a dia ou que a partir de agora devem ser feitas com mais afinco — que, neste caso, são os estudos. Viver no automático, durante muito tempo, pode acabar contribuindo com implicações para a nossa mente.
Portanto, definimos então que o método do mindfulness permite que estejamos em estado de presença, ou seja, focados no aqui e no agora. E quando temos essa percepção, melhoramos inúmeros fatores, mas o principal deles, é a concentração.
Viver em estado presença significa se atentar aos contextos que acontecem à nossa volta com mais “tato”, e assim, permitir resolvê-los de uma maneira diferente e melhor, saindo totalmente de práticas automáticas que estávamos habituados a fazer.
Por que o mindfulness é importante para os estudos?
Entendendo o conceito e a importância desse método para uma rotina de estudos, podemos encontrar alguns benefícios e vantagens dessa prática para esse processo. Vamos conferir abaixo quais são eles:
1. Mais raciocínio lógico
Sob a prática de mindfulness, acabamos saindo de velhos conceitos e abordagens sobre a prática de determinadas atividades, como matemática e física, por exemplo, e passamos a olhar as contas e cálculos de uma maneira mais estratégica, buscando o conhecimento necessário para resolvê-los de uma maneira diferente, e sobretudo, correta.
2. Fomenta a criatividade
Para matérias que exigem muito do nosso criativo para processar contextos e datas — como história, filosofia e artes, por exemplo — o mindfulness é perfeito para estimular nossa criatividade e fazer com que esses estudos se tornem lúdicos e divertidos. Sem contar que, colocar a criatividade no meio dos estudos contribui para o raciocínio lógico, e também com a rápida memorização dos conteúdos estudados.
Gostou deste artigo? Agora que você já sabe a importância da técnica de mindfulness para seus estudos, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o tema? Visite agora mesmo o nosso blog e confira outros conteúdos relacionados.