Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, surge uma dúvida frequente entre os candidatos: quantas questões é preciso acertar para garantir uma boa nota?
A resposta, no entanto, não é tão simples quanto parece. Ao contrário de outros vestibulares, a pontuação do Enem não depende apenas do número de acertos, mas sim de um sistema chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera a coerência das respostas do participante.
Em outras palavras, acertar muitas questões não garante, por si só, uma nota alta. Entenda a seguir como saber qual performance é suficiente para o curso que você quer.
Conteúdo
Como funciona a nota do Enem?
A nota do Enem é calculada com base na coerência do desempenho do aluno. O TRI é um modelo estatístico que avalia se as respostas corretas fazem sentido do ponto de vista do nível de dificuldade das questões.
Na prática, isso significa que existem questões fáceis, médias e difíceis. Um participante que acerta a fácil e a média, mas erra a difícil, provavelmente vai ter uma nota mais alta do que outro que acerta a média e a difícil, mas erra a fácil.
A explicação é que o TRI entenda que, se você consegue acertar as mais complexas, não faria sentido errar as básicas, o que pode ser visto como um chute.
Esse método tem como objetivo evitar que os candidatos sejam beneficiados por acertos aleatórios e valoriza a consistência no conhecimento demonstrado ao longo da prova.
👉 Como funciona o Enem: saiba tudo sobre o exame
Quantas questões acertar para ter um bom desempenho?
Por mais que os estudantes fiquem ansiosos em busca de um número exato, a resposta para a pergunta é que depende.
A quantidade de acertos necessários para ter um bom desempenho é relativo, variando conforme curso, faculdade e processo seletivo.
O único jeito de saber se sua nota é suficiente é compará-la com as notas de corte dos cursos e instituições de seu interesse.
Para isso, há plataformas gratuitas como simuladores de notas de corte e o Simulador Sisu da Estuda.com, que permitem verificar onde você teria chances de aprovação com determinada pontuação.
Em resumo, a quantidade de questões acertadas no Enem é apenas um dos fatores que compõem a sua nota final.
Se você está se preparando para o Enem 2025, foque não apenas em acertar mais, mas em acertar com coerência.
Como estudar para o Enem?
Se você vai fazer o Enem esse ano e precisa de uma ajuda extra nos estudos, vale a pena conhecer o Preparadão Enem, uma comunidade gratuita que oferece dicas de estudo e materiais de apoio, como planos de estudos e resumos. Participe clicando aqui!