Estuda.com

Blog

Saiba como cuidar da sua saúde mental em ano de vestibular e ENEM

Certamente, um dos momentos mais esperados pelos estudantes é, sem dúvidas, o ENEM. Afinal de contas, estamos falando de um marco importante na vida de quem deseja entrar no mundo acadêmico e adquirir uma formação.

No entanto, por ser um processo muito importante, a espera pelo ENEM consiste em foco no estudo, mas também há consequências geradas por essa atividade: estresse, ansiedade e outros tipos de situações mentais que podem atrapalhar nosso rendimento, e até mesmo a vida pessoal.

Por esse motivo, no post de hoje nós daremos 3 dicas para você cuidar da sua saúde mental durante a época do vestibular e ENEM, para que assim, tenha sucesso em seus resultados. Continue lendo o artigo e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!

Regule o seu sono

Antes de tudo, a primeira dica a ser ditada como maneira de cuidar melhor da sua saúde mental é, sem dúvidas, garantir um boa noite de sono. De maneira geral, não existe uma quantidade de horas ideal para você dormir efetivamente bem, porque cada organismo responde de uma maneira diferente.

Mas, é preferível que ao menos 8 horas de sono você consiga obter. Assim, sua mente terá o tempo necessário para descansar e se preparar para o próximo dia. Então, evite ficar acordado até tarde estudando. Estipule horários confortáveis e otimizados para estudar.

Pratique atividade física regularmente

Estudos científicos já comprovam o quanto a atividade física regular é altamente benéfica para a nossa saúde mental. No dia a dia, tendemos a acumular estresse — desencadeado pelo cortisol no sangue.

Quando praticamos algum tipo de atividade física, além de reduzirmos esse hormônio de nosso organismo, também contribuímos com a produção de serotonina e dopamina. Caso você não saiba, estes últimos são conhecidos por serem denominados como os hormônios da felicidade e bem estar.

E certamente, para seu dia a dia de estudos, ter disposição física e mental é fundamental para bons rendimentos nos estudos. Portanto, encaixe alguma atividade física em seu cronograma diário ou semanal, e perceba os resultados.

Invista em Mindfulness

Certamente, você já deve ter ouvido falar desse termo por aí. A prática de mindfulness, basicamente, é um estado de atenção plena. Através de técnicas de respiração, conseguimos permanecer em estado de presença, ou seja, no aqui e agora.

Assim, evitamos estar sempre olhando para o passado ou para o futuro. O ideal, é estarmos presentes e conscientes daquilo que estamos fazendo.

Além de melhorar o nosso foco, humor e concentração, conseguimos não apenas otimizar os nossos estudos diários, mas também os nossos afazeres pessoais. Por isso, pratique a técnica de mindfulness em sua rotina para obter excelentes resultados.

Gostou das dicas? Conforme vimos, cuidar da saúde mental em épocas de prova é crucial para obtermos bons resultados. Afinal de contas, estamos falando de um momento importante para quem deseja qualificar a vida profissional.

Agora que você já conhece as principais dicas para manter a boa saúde mental em épocas de vestibular e ENEM, que tal ampliar o seu conhecimento sobre esse assunto? Visite agora mesmo o nosso blog e confira outros conteúdos relacionados para te ajudar nos estudos.

Recomendado

O sonho de ingressar no curso de Medicina é compartilhado por muitos estudantes, tornando a concorrência acirrada. Com isso, vem…

Se você precisa estudar para provas como o ENEM, nada melhor que montar uma lista de exercícios personalizada com diferentes…

Nesta segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital da edição de…

Cadastre-se para receber notícias sobre Educação

Você sempre bem informado(a)🫡. Assine nossa newsletter gratuita!

Política de privacidade*