Estuda.com

Blog

Saiba como um cronograma de estudo pode aumentar sua produtividade

Saiba como um cronograma de estudo pode aumentar sua produtividade

O que é um cronograma de estudos?

Basicamente, um cronograma é a organização visual das tarefas e/ou atividades a serem executadas, daí ser utilizado para diversos fins cujo propósito é organizar e estabelecer uma disciplina. Para os estudantes, o cronograma de estudos é a ferramenta onde ele encontrará os dados a respeito dos conteúdos previstos e demais instrumentos facilitadores do processo estudo e aprendizagem. Logo, é um equipamento pessoal que ordena a rotina, de modo a garantir que tudo o que for essencial não será esquecido.

Como o cronograma de estudos aumenta sua produtividade?

Já sabemos que o cronograma de estudos aumenta a produtividade, mas como que anotar e organizar tudo que você terá de estudar e fazer, pode ter tamanho impacto em sua aprendizagem? Listamos abaixo todos os benefícios do cronograma responsáveis pela façanha, confira.

  • Aumenta a confiança à medida que avança no planejamento;
  • Melhora a concentração;
  • Permite maior aproveitamento e assimilação dos conteúdos estudados;
  • Facilita a administração do tempo ao estabelecer prioridades;
  • Ajuda a se reorganizar diante de um imprevisto;
  • Pode ser montado em ambiente digital e, assim, editado e consultado sempre que precisar, ou, impresso para ficar em local visível;
  • Colabora para criar uma cultura de gestão e organização do tempo, interferindo positivamente em sua produtividade ao longo da vida;
  • Contribui para fortalecer seu senso de responsabilidade e comprometimento.

Dicas para planejar um cronograma de estudos eficiente

1. Deixe-o pessoal

O cronograma de estudo é uma ferramenta pessoal, planejada e adequada às suas necessidades e personalidade. Isso significa que para o seu planejamento ser eficiente é preciso que você considere sua rotina, como hora de acordar e dormir, refeições, escola, cursos e/ou trabalho, etc., enfim, todas as atividades que fazem parte do seu dia. A partir desses horários você terá a margem de tempo disponível para os estudos.

2. Organize todo o conteúdo para estudar

Em um papel, liste tudo que você precisa estudar para a prova, vestibular, concurso, etc. Com a ajuda de um marca-texto, lápis de cor, números, ou qualquer outro item que prefira para destacar algo, indique quais assuntos são mais importantes; nesse ponto, é interessante grifar, também, os tópicos com mais dificuldade e facilidade.

3. Defina prazos e metas

Quando estudamos para um propósito específico é preciso desenvolver disciplina. Para isso, precisamos definir metas e prazos realistas, que considerem o tempo disponível para estudo, tanto o período até a prova quanto aquele que dispõe ao longo do dia. Distribua bem os horários das atividades ao longo do cronograma de estudos para aumentar a produtividade, e nada de se sobrecarregar.

Conheça a Estuda.com, a plataforma digital com uma metodologia focada em sua aprovação.

Recomendado

O sonho de ingressar no curso de Medicina é compartilhado por muitos estudantes, tornando a concorrência acirrada. Com isso, vem…

Se você precisa estudar para provas como o ENEM, nada melhor que montar uma lista de exercícios personalizada com diferentes…

Nesta segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital da edição de…

Cadastre-se para receber notícias sobre Educação

Você sempre bem informado(a)🫡. Assine nossa newsletter gratuita!

Política de privacidade*