Blog

Vivendo um sonho: aprovado em Medicina na UFES

Lucas Coscioni aprovado em Medicina na UFES

Ao olhar para trás, Lucas Coscioni, um jovem estudante de Santos/SP, percebe que sua trajetória até a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) foi marcada por uma mistura de sonhos, desafios e uma determinação incansável. Quando precisou intensificar os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a plataforma da Estuda.com se tornou a sua grande aliada na jornada rumo ao tão sonhado curso de Medicina.

Se tem estudante que chega até o final do Ensino Médio sem saber qual profissão quer seguir, para Lucas foi totalmente diferente. Desde criança, Lucas já demonstrava uma inclinação natural para cuidar do próximo. O amor e a dedicação à sua bisavó foram os primeiros indícios de que a medicina era sua verdadeira vocação. O sonho de se tornar médico surgiu em seu coração ainda em 2005, aos três anos de idade. 

O primeiro passo até a Medicina

No início do Ensino Médio, Lucas era um aluno mediano, mas com um potencial latente. Suas notas elevadas eram acompanhadas da frustração de não conseguir reter as informações de forma duradoura. Então, seu pensamento mudou no segundo ano. Uma consciência de estudo começou a florescer e pela primeira vez, em 2018, enfrentou o vestibular como treineiro, resultando em 700 pontos.

Desafios iniciais

No terceiro ano do Ensino Médio, a realidade o atingiu de frente. Sua nota no ano anterior não era suficiente para ser aprovado, então Lucas compreendeu que precisava dedicar-se de corpo e alma, estudando diariamente. No entanto, faltava-lhe uma estratégia de estudo a longo prazo e por isso, começou a utilizar a plataforma da Estuda.com para resolver questões e simulados anteriores.

O ano de 2020 marcou o início de uma jornada intensiva. Nesse momento, ele tomou uma decisão crucial: mudou-se para São Paulo, onde frequentou um mês de cursinho presencial e continuou a utilizar a plataforma da Estuda.com, que se tornou sua fiel companheira durante todo o processo até sua aprovação em Medicina.

A busca por um método efetivo

Com uma parceria entre o cursinho e a plataforma, Lucas mergulhou de cabeça nos recursos disponíveis. Os flashcards tornaram-se seus aliados na absorção do vasto conteúdo, e toda vez que enfrentava uma dificuldade, criava uma lista de questões e recorria às provas anteriores disponíveis na Estuda.com. Entretanto, com a pandemia da Covid-19, precisou retornar a Santos. Mesmo com as aulas online, ele manteve o ritmo e, ao final do seu primeiro ano de cursinho, os resultados começaram a aparecer: 763 pontos. Entretanto, com esta pontuação, ele ainda estava distante do seu objetivo.

Quando chegou o dia do grande desafio, Lucas admite que enfrentou a prova com uma mistura de exaustão e fragilidade emocional, e acredita que esses sentimentos o impossibilitaram de atingir uma nota maior do que na última edição. Seu rendimento na redação caiu 100 pontos e isso custou sua aprovação pelo Sisu 2022.

Reta final

O último ano de cursinho (2022) foi a fase culminante de toda essa jornada. Depois de muita dedicação, diversos exercícios, simulados anteriores, Raio-X do Enem, treino de redação e demais ferramentas fornecidas pela Estuda.com, em fevereiro de 2023, a notícia tão esperada chegou: Lucas foi aprovado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá/MT. Mas a história de Lucas estava longe de terminar. Para estudar na UFMT precisaria viver muito longe da família e no SISU 2023/2 veio a confirmação de sua vitória mais próxima: a aprovação na UFES, no campus de Vitória/ES.

Hoje, Lucas completa um pouco mais de um mês em sua nova jornada e é um exemplo de que sonhos podem ser realizados com dedicação, persistência e as ferramentas certas. Sua trajetória é uma inspiração para todos aqueles que, como ele, acreditam que o caminho para o sucesso depende da determinação e do amor pelo que se faz. 

Recomendado

Nesta segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital da edição de…

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mais conhecido como Inep, é uma autarquia federal vinculada ao…

Preparar-se para o Enem pode ser um desafio, e muitos estudantes se perguntam se fazer um curso preparatório é realmente…

Cadastre-se para receber notícias sobre Educação

Você sempre bem informado(a)🫡. Assine nossa newsletter gratuita!

Política de privacidade*