Estuda.com

Blog

Guia Fuvest 2025: o que é,como funciona a prova, datas e o que estudar

Estudante concentrado realizando a prova do vestibular Fuvest. A imagem retrata a seriedade e a dedicação exigidas durante o exame, que é um dos principais processos seletivos para ingresso na Universidade de São Paulo (USP).

A Fuvest é um dos vestibulares mais aguardados do Brasil, sendo a porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior da América Latina. 📝🌎

Para quem sonha em estudar na USP, entender como funciona o vestibular da Fuvest e se preparar corretamente é essencial. 

Neste conteúdo, trazemos um guia completo da Fuvest 2025 para te ajudar a conhecer todas as etapas do vestibular, as datas importantes e o que você precisa estudar para se dar bem nas provas.

O que é a Fuvest?

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é a responsável pela aplicação das provas do vestibular da Universidade de São Paulo (USP). Popularmente, o vestibular da USP é conhecido como Fuvest, e muitos estudantes se referem a ele dessa forma. 

Este processo seletivo é reconhecido por ser bastante competitivo e exigente, o que demanda uma preparação cuidadosa e contínua dos estudantes ao longo do ano. 🤓

Como funciona a Fuvest?

O vestibular da Fuvest é dividido em duas fases. A primeira fase é uma prova objetiva com questões de múltipla escolha, enquanto a segunda fase consiste em provas discursivas, incluindo redação e questões específicas de acordo com o curso escolhido pelo candidato. 

Contudo, só realiza a segunda fase no vestibular da Fuvest se o estudante foi pré-selecionado na primeira fase. O número de candidatos classificados para a segunda fase corresponde a quatro vezes o número de vagas disponíveis no curso.

Além das etapas citadas, para alguns cursos, como Música, Artes Visuais e Artes Cênicas, há ainda uma prova de habilidades específicas.

Quem pode fazer a prova da Fuvest?

Para se inscrever na Fuvest, o candidato deve atender a um dos seguintes critérios:

  • Ter concluído o ensino médio;
  • Estar concluindo o ensino médio no ano de realização da inscrição;
  • Possuir um diploma de curso superior;

Os estudantes que estão no 1º ou 2º ano do ensino médio também podem se inscrever como treineiros, para praticar e avaliar seus conhecimentos. ✍ 

Qual a data de inscrição para a Fuvest 2025? 

As inscrições para a Fuvest 2025 ocorrem no dia 19 de Agosto de 2024, às 12h à dia 8 de Outubro de 2024, às 12h — sendo este último a data limite para o pagamento da taxa de inscrição. 

Como se inscrever para a prova da Fuvest?

As inscrições para a Fuvest são realizadas no site oficial da Fuvest durante o período das inscrições. 

O candidato deve preencher um formulário com seus dados pessoais, anexar uma foto e pagar a taxa de inscrição, cujo valor pode variar a cada ano. Nas inscrições da Fuvest 2025, o valor divulgado da inscrição é de R$ 211,00. É possível solicitar isenção ou redução da taxa de inscrição conforme os critérios estabelecidos pela Fuvest.

Calendário do vestibular Fuvest 2025

Confira as datas importantes para a Fuvest 2025:

EventoDataHora
Divulgação do Guia de Inclusão14 de Maio de 202412h
Pedido de isenção ou redução da taxa de inscrição14 de Maio de 202412h
Divulgação do Guia de Carreiras5 de Agosto de 202412h
Divulgação do Guia de Jornada12 de Agosto de 202412h
Divulgação do Guia de Provas9 de Agosto de 202412h
Período de inscrição para o vestibular19 de Agosto de 202412h
Divulgação dos locais de prova da 1ª Fase1 de Novembro de 202412h
Prova da 1ª fase17 de Novembro de 202413h
Divulgação dos locais de prova da 2ª Fase e da lista de convocados para a 2ª Fase2 de Dezembro de 202412h
Provas de 2ª fase15 de Dezembro de 202413h
Provas da 2ª Fase (Disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida)16 de Dezembro de 202413h
Divulgação da 1ª chamada24 de Janeiro de 2025

Quais as leituras obrigatórias para a Fuvest 2025?

Para a Fuvest 2024, os livros obrigatórios incluem:

  1. Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles);
  2. Quincas Borba (Machado de Assis);
  3. Os Ratos (Dyonélio Machado);
  4. Alguma Poesia (Carlos Drummond de Andrade);
  5. A Ilustre Casa de Ramires (Eça de Queirós);
  6. Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga);
  7. Nós Matamos o Cão Tinhoso! (Luís Bernardo Honwana);
  8. Água Funda (Ruth Guimarães);
  9. “Dois irmãos“, de Milton Hatoum.

Como se preparar para a Fuvest?

Preparar-se para a Fuvest exige muita dedicação, esforço, disciplina e planejamento por parte do estudante. Separamos algumas dicas para orientar você:

Estude com as provas anteriores

Refazer provas anteriores de vestibulares como a Fuvest ajuda a entender o formato das questões, identificar os assuntos mais recorrentes e melhorar seu gerenciamento de tempo na hora de fazer a prova. 📝

Além disso, essa prática ajuda a familiarizar-se com o estilo das questões. Afinal, as provas do vestibular da USP têm um formato e um estilo específico que, ao serem praticados com frequência, tornam-se mais fáceis de entender e responder.

Com as provas anteriores os estudantes também podem identificar seus pontos fracos, entendendo quais são áreas com mais dificuldade e focar seus estudos nesses tópicos.

Leia o Manual do Candidato

O Manual do Candidato é um documento fundamental para todos os vestibulandos da Fuvest. Ele contém todas as informações necessárias sobre a inscrição, os procedimentos para a prova e a matrícula.

Com ele você também fica sabendo o que será cobrado nas provas de cada fase e nos exames específicos para cursos como Música e Artes Visuais.

Leia os livros da lista obrigatória

A Fuvest exige a leitura de obras literárias específicas, fundamentais para a prova de literatura. Ler esses livros não apenas cumpre uma exigência do vestibular, mas também desenvolve habilidades críticas e analíticas importantes para outras disciplinas. 📚

Dê atenção à redação

A redação é uma parte crucial da segunda fase da Fuvest e equivale a 50% da nota desta etapa. Por isso, pratique a escrita de textos dissertativos-argumentativos.

Atualmente, a Estuda.com disponibiliza para os estudantes diversos temas de redação para praticar, além da correção dessas redações! Anteriormente todas as redações eram corrigidas sob os critérios do Enem, agora também é disponibilizado correções com os critérios da Fuvest e outros vestibulares. Acesse aqui e conheça.

👉 Confira: 5 dicas de como fazer um texto dissertativo-argumentativo

Utilize plataformas online de estudo

Plataformas como a Estuda.com oferecem recursos valiosos para a preparação da Fuvest. Aqui estão algumas funcionalidades que podem ajudar:

  • Simulados: realize simulados no formato da Fuvest para avaliar seu progresso e se familiarizar com o estilo da prova;
  • Videoaulas: assista a videoaulas sobre os principais conteúdos cobrados no vestibular, que ajudam a reforçar os conhecimentos de forma prática e didática;
  • Resoluções em vídeo: obtenha resoluções comentadas em vídeos, feitas por nossos professores especialistas. São mais de 2 mil resoluções em vídeo, com explicações claras sobre os enunciados e suas alternativas de diferentes questões e disciplinas; 
  • Resolução de questões: pratique com um banco de +200 mil questões do Enem e vestibulares como a Fuvest;
  • Planos de estudo personalizados: utilize o plano de estudo personalizado para planejar sua rotina de estudos, baseados em seus pontos fortes e a melhorar;
  • Temas de redação e correção: pratique sua escrita com mais de 300 temas diferentes e tenha acesso a correções colaborativas e profissionais.
  • Questões inéditas: na Estuda, conta com mais de 15 mil questões inéditas com resoluções comentadas. Então chega das questões repetidas de vestibulares e aproveite nossas questões exclusivas; 
  • Estatísticas: de nada adianta só resolver questões se não souber como está seu desempenho, não é mesmo? Na Estuda.com você vê estatísticas completas por conteúdo específico;
  • Provas Impressas: vamos treinar para seu vestibular de forma mais realista? Afinal, acontecem em provas impressas. Então, aproveite nossa plataforma para imprimir e enviar o gabarito quando finalizar para obter as correções. 

Cuide da saúde mental e física

Preparar-se para a Fuvest é um processo desgastante, e cuidar da saúde mental e física é crucial para manter a produtividade, o bem-estar e manter o foco nos estudos. Para isso:

  • Durma bem: garanta uma boa noite de sono para melhorar a concentração e a memória; 😴
  • Faça exercícios físicos: pratique atividades físicas regularmente para aliviar o estresse e manter o corpo saudável; 💪
  • Alimente-se bem: mantenha uma alimentação equilibrada para fornecer os nutrientes necessários ao cérebro e ao corpo. 🧠

O que levar para a prova da Fuvest?

O que você precisa levar para a prova da Fuvest depende da fase do exame que você vai fazer. Mas, de modo geral são os seguintes itens: 

  • Documento original com foto: pode ser RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho.
  • Caneta esferográfica de tinta azul ou preta: a caneta deve ser transparente e fabricada em material rígido.
  • Lápis preto: para rascunho.
  • Borracha: para apagar rascunhos.
  • Lápis de cor: apenas para as provas de Artes Visuais da Segunda Fase;
  • Caneta para marcação de texto: apenas para as provas de Artes Visuais da Segunda Fase.
  • Comida: a prova da 2ª Fase tem longa duração, então é recomendável levar um lanche para se alimentar durante o exame;
  • Água: leve água para se manter hidratado durante a prova.

O que não levar para a Fuvest

  • Calculadora: a calculadora não é permitida em nenhuma fase da Fuvest;
  • Celular ou outro dispositivo eletrônico: celulares e outros dispositivos eletrônicos são proibidos durante as provas;
  • Livros, dicionários ou anotações: você não pode levar nenhum material de consulta para as provas, exceto a prova da 1ª Fase na 2ª Fase;
  • Alimentos e bebidas: na 1ª Fase, não é permitido levar alimentos e bebidas para o local da prova. Na 2ª Fase, você pode levar apenas água e um lanche leve;
  • Bonés, chapéus ou gorros: você só poderá usar bonés, chapéus ou gorros se tiver autorização médica.

Recomendações

  • Chegue cedo ao local da prova: é importante chegar ao local da prova com antecedência para evitar filas e imprevistos;
  • Vista-se com roupas confortáveis: você passará muitas horas sentado durante a prova, então use roupas confortáveis que facilitem seus movimentos;
  • Leve um documento de identidade com foto: o documento de identidade é obrigatório para fazer a prova.
  • Leve apenas os materiais permitidos: não leve nenhum material que não seja permitido para a prova, pois você poderá ser eliminado do exame;
  • Mantenha a calma e concentre-se: faça uma boa noite de sono antes da prova e tente manter a calma durante o exame. Concentre-se nas questões e faça o seu melhor.

Como é a prova da Fuvest?

EtapaDescrição
1ª Fase90 questões objetivas de múltipla escolha abrangendo todas as disciplinas do ensino médio.
2ª FaseDia 1: Questões de Português e Redação;
Dia 2: Questões específicas de acordo com o curso escolhido.
Prova de Habilidades EspecíficasPara cursos como Música, Artes Visuais e Artes Cênicas, há ainda uma prova de habilidades específicas, que é eliminatória e classificatória.

Como funciona a nota da Fuvest?

A nota final da Fuvest é a média das notas das provas das duas fases. A nota da primeira fase é convertida para a base centesimal e somada às notas das provas da segunda fase. O cálculo da nota final varia caso o curso exija a prova de habilidades específicas.

Preparar-se para a Fuvest é um desafio que exige dedicação, estratégia e os recursos certos. Com um planejamento adequado e utilizando todas as ferramentas e técnicas disponíveis, você aumenta suas chances de sucesso no vestibular e de ingressar na Universidade de São Paulo (USP). Boa sorte! ☘️

Recomendado

Tirar uma nota boa no Enem para passar na faculdade que deseja pode ser um desafio para muitos estudantes do…

Durante as férias escolares, é hora de focar na lista de material escolar. Ela compõe diversos itens essenciais para a…

As férias escolares são um período aguardado por muitos estudantes. É aquela hora de pausar tudo após um período de…

Cadastre-se para receber notícias sobre Educação

Você sempre bem informado(a)🫡. Assine nossa newsletter gratuita!

Política de privacidade*