Estuda.com

Blog

Lista de Exercícios: teste seus conhecimentos para o Enem!

Estudante fazendo anotações enquanto estuda com uma lista de exercícios para se preparar para o ENEM.

Se você precisa estudar para provas como o ENEM, nada melhor que montar uma lista de exercícios personalizada com diferentes disciplinas para treinar seus conhecimentos, não é mesmo? 

Uma lista de exercícios pode ajudar os estudantes a identificar seus erros e acertos em cada disciplina, de modo que ele entenda onde pode melhorar seus estudos.

A prática contínua com questões no formato do ENEM, ou outras Instituições, contribui para a familiarização com o estilo de prova, melhora a gestão do tempo durante o exame e reduz a ansiedade

A Estuda.com se destaca nesse contexto, oferecendo a criação de listas de exercícios com base em um vasto banco de questões. 

Hoje, vou te explicar como funcionam essas listas e como criá-las. Acompanhe!

O que é e como funciona uma lista de exercícios?

Uma lista de exercícios é um conjunto organizado de questões sobre um determinado tema ou conteúdo. Ela é uma ferramenta de aprendizado valiosa para os estudantes e pode ser utilizada em diversas áreas como concursos e preparação para simulados, vestibulares e ENEM.

A ferramenta de gerar lista de exercícios da Estuda.com oferece banco de questões de mais de 200 mil questões e permite que você crie uma lista com mais de uma disciplina, além de poder selecionar instituições, ano, conteúdos do macro ao micro, nível de dificuldade e outras personalizações. Essa funcionalidade faz com que o aluno treine com diferentes níveis de dificuldade. 

Além disso, uma lista de questões pode ser compartilhada para que outras pessoas resolvam as mesmas questões e ao final são dadas estatísticas sobre o desempenho do estudante naquela listagem. Você também pode salvar, organizar e visitá-las. 

Como montar uma lista de exercícios para estudar? 

Quando você precisa treinar para uma prova importante, é complicado praticar com os mesmos exercícios realizados na escola e provas que seus professores entregaram, não é mesmo? 

Por isso, inove e monte sua própria lista de questões! O primeiro passo para criar uma lista de exercícios é selecionar a disciplina ou tópicos de conteúdos que você deseja praticar. 

Para isso, você pode acessar a Estuda.com e seguir o passo a passo:

  1. Acesse o menu de “Questões”;
  2. Clique em “Lista de Exercícios”;
  3. Defina o conteúdo das questões:

  • Escolha a disciplina, como Arte, Biologia, Matemática, História, Química, Física, Inglês, Espanhol e muitas outras;
  • Selecione o(s) conteúdo(s);
  • Ao selecionar um conteúdo, você terá a opção de escolher alguns tópicos específicos;
  • Ao selecionar um tópico específico, você ainda pode selecionar tags de conteúdo;
  • Defina a quantidade de questões que deseja no campo “Questões”;
  • Você pode buscar questões específicas colocando palavras-chave ou o código da questão no campo “Buscar por”.

Aqueles que querem uma lista de exercícios diversificada, com diferentes temas de questões é possível inserir mais questões e/ou inserir mais disciplinas, assuntos e tópicos. Para isso, selecione a opção “Adicionar mais questões” e repita os passos anteriores.

Dessa forma, você fica por dentro das principais disciplinas que precisa melhorar na prova e também testa sua capacidade para elas, conseguindo ver os resultados e identificar onde você deve melhorar.

No site ou aplicativo você também pode adicionar filtros, como:

  • Definir os exercícios por “Instituição”, escolhendo um vestibular, como o ENEM ou universidade;
  • Selecionar o filtro de seleção do estado (UF) para realização da prova;
  • Obter uma lista de exercícios de acordo com o ano da aplicação da prova em que as questões estão vinculadas;
  • Determinar o grau de dificuldade da sua lista de exercícios;

Ao finalizar esses passos, selecione a opção em verde “Salvar e Gerar lista de exercícios”, e ocorrerá o direcionamento automático para a lista criada.

Você pode compartilhar a lista com amigos (as) e colegas para responderem no site para comparar seus conhecimentos de modo que vocês discutam sobre as questões e treinem juntos para as provas.

Após terminar seu simulado da lista criada, você terá acesso às estatísticas, contando com um gabarito sobre as questões, além de dados de certos, erros, pontos a melhorar, número de acertos por disciplina e muito mais. Isso permite que você aprenda com seus erros e melhore seu desempenho.

Como ver suas listas de exercícios na Estuda.com 

Caso você saia da página da sua lista de questões e queira voltar depois para terminá-las, basta seguir esses passos:

  • Acesso o menu “Questões”;
  • Em seguida clique na opção “Lista de Exercícios”; 
  • Selecione no menu superior a opção “Histórico de Simulados” e filtre por “Tipo de avaliação” e o período em que criou sua lista; 
  • Identifique sua lista criada no banco de opções e clique em “Continuar” ou “Ver simulado”. 

5 Dicas para estudar para o ENEM 

Estudar para o ENEM pode parecer uma tarefa desafiadora, afinal a prova é muito abrangente e complexa. No entanto, com uma boa organização e disciplina nos estudos é possível potencializar seu aprendizado e aumentar suas chances de ser aprovado.

Neste tópico, trouxemos cinco dicas essenciais para ajudar você a se preparar para as provas do ano e os vestibulares. Veja!

1. Organize um cronograma de estudos

Crie um plano de estudos detalhado que inclua todas as disciplinas do ENEM ou da prova que você deseja fazer. Defina os dias e horários específicos para cada matéria e a quantidade de questões que deseja praticar. 

A organização do tempo é fundamental para garantir que você treine todos os conteúdos e ainda tenha tempo para a prática de exercícios e revisões no dia a dia.

Na Estuda.com, você pode criar seu próprio plano de estudos, muito bem organizado e com nosso banco de questões, além de poder criar um plano de estudos automatizado. Crie sua conta e aproveite!

2. Foque nos temas mais recorrentes

Analise as provas anteriores do ENEM e identifique os temas que aparecem com maior frequência. Priorize o estudo desses tópicos, pois é mais provável que eles sejam cobrados novamente. 

Dessa forma, você garante sua preparação para as questões mais prováveis de cair na prova.

3. Crie listas de exercícios para praticar

Utilize sites, como a Estuda.com, para criar listas de exercícios personalizadas. Com isso, você se familiariza com o formato das questões do ENEM e identifica suas áreas de dificuldade. 

Além disso, para ficar ainda mais real sua prática para a prova do ENEM, você pode imprimir suas listas de questões e praticar na sua casa ou escola. 

A prática regular com listas de exercícios ajuda a fixar o conteúdo e a melhorar o seu desempenho na prova.

Você também pode organizar suas listas por temáticas, como: 

  • lista de exercícios de biologia;
  • lista de exercícios de matemática;
  • lista de exercícios geometria;
  • lista de exercícios de química;
  • lista de exercícios de equação, e muito mais!

4. Pratique com questões inéditas 

Preparar-se para o Enem exige prática, mas repetir questões conhecidas pode não ser suficiente. 

Na Estuda, você vivencia a experiência real do dia do Enem com mais de 25 mil questões inéditas com resoluções comentadas. Tudo isso para você fazer o Enem como se fosse só mais um dia de estudos. Elas podem ser acessadas na página de questões ao clicar no filtro de “Incluir questões inéditas”.

A partir dessas questões inéditas você é capaz de treinar sem repetir padrões e erros com exercícios que já está acostumado. Afinal, nunca sabemos quais serão as questões que vão cair na prova final do vestibular, certo? Além disso, essas questões foram criadas com base nas questões do ENEM e e se assemelham com o estilo da prova.

Então, não deixe de treinar com exercícios novos e exclusivos para você estar craque na hora da prova!

5. Revise constantemente

A revisão dos conteúdos aprendidos na escola e em questões praticadas é fundamental para fixar seu conhecimento. Reserve tempo no seu cronograma para revisar o material estudado semanalmente. 

Você pode utilizar resumos e mapas mentais para facilitar a memorização dos conteúdos. A revisão constante evita o esquecimento da matéria e reforça o aprendizado ao longo do tempo.

Conclusão

Agora que você aprendeu como criar uma lista de exercícios e conheceu a Estuda.com, aproveite para colocar nossas dicas em prática e melhorar seus resultados nos estudos e nas provas. Também compartilhe com seus colegas essa nossa dica de gerar listas de questões para praticarem juntos.

Bons estudos! 

Recomendado

Tirar uma nota boa no Enem para passar na faculdade que deseja pode ser um desafio para muitos estudantes do…

Durante as férias escolares, é hora de focar na lista de material escolar. Ela compõe diversos itens essenciais para a…

As férias escolares são um período aguardado por muitos estudantes. É aquela hora de pausar tudo após um período de…

Cadastre-se para receber notícias sobre Educação

Você sempre bem informado(a)🫡. Assine nossa newsletter gratuita!

Política de privacidade*