Chega de desespero! Nesse post você vai aprender de uma vez por todas o que são as temidas questões discursivas e como mandar muito bem em uma das fases do Enem.
Conteúdo
O que são questões discursivas?
As questões discursivas são aquelas em que a resposta é feita por extenso e o estudante precisa discursar sobre determinado assunto. Você pode amar ou odiar, mas a verdade é que esse tipo de prova exige uma preparação mais atenciosa.
Como estudar para uma prova discursiva?
Antes de entender como estudar para uma prova discursiva, é ideal que saiba quais são os tipos de questões que caem em um exame como esse.
As provas escritas dos vestibulares podem abordar diferentes assuntos e habilidades. Geralmente, elas querem ver se os candidatos conseguem argumentar, analisar, interpretar e expressar suas ideias de maneira clara e coerente.
Alguns dos temas comuns incluem:
Interpretação de texto: entender e analisar textos diversos, como partes de livros, artigos de opinião, textos jornalísticos, gráficos, charges, seguidos por perguntas que pedem reflexão e argumentação.
Conhecimentos específicos: dependendo da área ou do curso do vestibular, podem pedir conhecimentos específicos em disciplinas como Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, entre outras.
Atualidades: questões sobre temas atuais, como eventos políticos, sociais, culturais, ambientais, tecnológicos e econômicos.
Análise de obras literárias: em alguns vestibulares de instituições ou cursos de Humanidades, é comum encontrar perguntas sobre análises de obras literárias específicas, que examinam o enredo, os personagens, o contexto histórico, o estilo do autor e mais.
Como responder às questões discursivas no vestibular?
- Leia muito e pratique a escrita
No contexto dos vestibulares, ler e escrever é o famoso “feijão com arroz” de quem quer ser aprovado em vestibulares. Nesse contexto, as questões discursivas exigem que o candidato seja capaz de elaborar uma argumentação consistente, fundamentada e uma boa capacidade de comunicação escrita.
Por isso, enquanto estiver praticando, tente ler temas que ajudem você a discursar sobre o que está sendo pedido e estruturar sua resposta. Quanto mais você lê, mais eficiente e com referências fica a comunicação.
- Conheça o edital e o sistema de pontuação de ponta a ponta
Antes de fazer a prova, é importante ler o edital para não ser pego de surpresa nas questões. Cada vestibular é organizado de forma diferente, por isso, quanto mais informações você tiver sobre ele, melhor será o seu desempenho.
Por exemplo, na segunda fase da Fuvest, a prova é dividida em uma parte comum e outra específica. A parte comum, feita por todos os estudantes, inclui Língua Portuguesa e Redação. Já a parte específica varia de acordo com o curso.
Digamos que você vai prestar Engenharia. A distribuição seria assim:
– Dia 1: 10 questões de Português e 1 Redação
– Dia 2: 3 questões de Física, 3 de Química e 3 de Matemática
Nesse caso, você precisa treinar as respostas discursivas apenas para Língua Portuguesa e as matérias específicas do seu curso, o que ajuda a organizar melhor o tempo de estudo.
- Redobre a atenção com os enunciados das questões discursivas
Para responder bem às questões dissertativas, é importante prestar muita atenção no enunciado. Ele contém todas as informações necessárias para resolver a questão.
Para facilitar a leitura, você pode começar a:
- destacar as palavras-chave do enunciado;
- separar e organizar os dados necessários para o raciocínio (isso é útil nas questões de exatas);
- sublinhar e destacar a pergunta principal do enunciado, ou seja, aquela que será o objetivo da resposta (não se esqueça dela).
O que não fazer na hora de responder questões discursivas?
Agora que você já entendeu como se preparar em vestibulares com questões discursivas, confira dicas do que não fazer:
- Não deixe as respostas incompletas
Nas questões discursivas, até mesmo informações parciais podem somar pontos. Evite respostas com pouco raciocínio, cálculos insuficientes ou de difícil compreensão.
- Não seja prolixo
Uma escrita simples, clara e direta costuma ser a melhor opção. Evite respostas muito longas e complexas.
- Cuidado com a objetividade
Respostas que entregam apenas o resultado final, sem mostrar o raciocínio usado para chegar lá, também não são ideais. Sua resposta deve ser curta, clara e compreensível pelo corretor.
Pratique questões discursivas com a Estuda.com
Agora que você já está por dentro das principais estratégias de se dar bem em questões discursivas, que tal colocar em prática com a Estuda.com? São mais de 190 mil questões para você filtrar e se empenhar ainda mais em responder esses tipos de questões.
Use os filtros ao seu favor e comece praticando pelo que tem mais dificuldade!