Estuda.com

Blog

Estudar para medicina: 10 dicas para passar no ENEM

Imagem de um profissional de medicina vestindo um jaleco branco e um estetoscópio em referência aos estudantes que desejam passar em medicina. Ao lado, vemos uma mesa com teclado, mouse, telefone e pastas com papéis.

O sonho de ingressar no curso de Medicina é compartilhado por muitos estudantes, tornando a concorrência acirrada. Com isso, vem a necessidade saber estudar para medicina e tirar ótimas notas no Enem📝

Para aqueles que sonham com uma vaga nesse curso tão disputado, é fundamental se preparar adequadamente para os vestibulares e provas

Embora seja um desafio de estudantes, alcançar o sucesso no Enem e garantir uma vaga em Medicina não é uma tarefa impossível. O caminho para essa meta exige dedicação aos estudos e muita disciplina. 

Neste conteúdo, vamos explorar algumas dicas valiosas sobre como estudar para medicina e se preparar para o Enem, aumentando suas chances de sucesso na prova.

Acompanhe a leitura!

Como estudar para medicina do zero? 

Se você sonha em seguir carreira na área da medicina e está se preparando para o Enem, saiba que está no caminho certo. A prova do Enem é uma etapa fundamental para quem deseja ingressar em uma universidade e conquistar uma vaga no curso de medicina. 

Para te ajudar nessa jornada, confira nossa lista com 10 dicas para passar em medicina no Enem

1. Organize-se e crie um cronograma de estudos

A organização é a chave para o sucesso nos estudos. Por isso, crie um cronograma de estudos que inclua todas as disciplinas que vão cair no Enem.

Apesar das disciplinas da área de Biológicas estejam mais relacionadas ao curso de Medicina e possam ter maior peso no vestibular, é essencial considerar todas as matérias, incluindo Português, Redação e Matemática, por exemplo.

Nesse momento, elaborar um cronograma de estudos, bem estruturado, pode ajudar a estudar para medicina e organizar seu tempo de forma adequada para cada disciplina. 

2. Estabeleça metas 

Estabelecer algumas metas diárias, semanais e mensais, que sejam realistas e alcançáveis pode ajudar você a manter uma disciplina de estudos, bem como o foco e a motivação nos estudos

Dessa forma, é possível criar um processo de preparação para o Enem, cumprindo suas metas de estudo e ajudando a se sentir mais preparado para a prova do vestibular. 

3. Faça resumos das matérias e esquemas

A criação de resumos e esquemas é uma excelente dica para revisar o conteúdo estudado de forma mais rápida. Aqui, vale usar cores, marcadores, tabelas e diagramas para facilitar a visualização e a memorização das informações. 🤓

4. Utilize plataformas online de estudo

Atualmente, a internet é uma grande aliada dos alunos que desejam passar em medicina. Existem plataformas muito ricas em informações, simulados e questões para os estudantes se aprofundarem, de forma prática, nos estudos. 

Na Estuda.com você pode acessar questões, simulados do Enem, videoaulas e lista de exercícios para complementar seus estudos e aprofundar seu conhecimento. 

Além disso, você pode treinar de forma mais realista utilizando nossa funcionalidade de prova impressa. Na Estuda, você imprime, resolve à mão, envia a foto do gabarito e obtém estatísticas detalhadas sobre sua prova em poucos segundos. Experimente! 🎯

5. Pratique a resolução de questões anteriores do Enem

Nada melhor do que praticar com questões reais de provas anteriores do Enem, não é mesmo? Isso te ajuda a familiarizar-se com o estilo das questões e a desenvolver habilidades de interpretação, gestão de tempo e raciocínio necessárias para o exame.

6. Mantenha uma rotina de descanso

Não adianta estudar para medicina sem descansar e fazer pequenas pausas durante seu tempo de estudo. 

Por isso, mantena uma rotina de sono adequada e reserve momentos de lazer para se divertir com familiares e amigos, evitar estresse e recarregar as energias. Nas pausas do estudo, você também pode fazer pequenos momentos de respiração e relaxamento para não se sobrecarregar com as informações. 

7. Aprofunde seus conhecimentos em Biologia, Química e Física

As disciplinas de biologia, química e física são essenciais para quem deseja passar em medicina no Enem. Dedique um tempo extra para fortalecer sua base nessas áreas, pois elas serão fundamentais, tanto para os vestibulares quanto para o curso de medicina.

8. Esteja atualizado sobre acontecimentos do mundo

Se atualizar sobre temas relevantes na área da saúde, como doenças emergentes, avanços científicos e tecnológicos e políticas públicas de saúde pode ser um diferencial na prova do Enem e nas etapas posteriores do vestibular. 🌎

Além disso, uma parte significativa da preparação para passar em medicina envolve estar atualizado sobre os acontecimentos do mundo. Isso se deve ao fato de que o candidato precisa estar bem informado para discutir e argumentar sobre esses temas, especialmente na redação do Enem.

Então, busque informações de fontes confiáveis e entenda como essas atualidades impactam tanto o cenário nacional quanto o internacional. Isso não só enriquece seu conhecimento, mas também contribui para uma preparação mais completa para o vestibular.

9. Participe de grupos de estudo 

Fazer parte de uma comunidade de estudos para o Enem, tanto um grupo presencial ou fóruns online, é uma excelente forma de trocar conhecimentos, esclarecer dúvidas e ampliar sua visão sobre os temas abordados no Enem. 

10. Mantenha-se motivado 

Por fim, lembre-se de que a jornada de estudos para medicina e para a prova do Enem pode ser desafiadora, mas é fundamental manter-se motivado e confiante no seu potencial

Nesse cenário, você também pode contar com a ajuda de psicólogos para cuidar da sua saúde mental durante os estudos e processos que podem gerar ansiedade durante o vestibular.

É muito difícil passar em Medicina?

É importante ter consciência de que a concorrência para passar em Medicina é acirrada, as notas de corte são altas e há muitos candidatos disputando um número limitado de vagas.

No entanto, realizando seus estudos corretamente, com dedicação e persistência, é possível chegar no seu objetivo. E lembre-se, se o processo demorar mais do que o esperado, não desanime. Cada ano de preparação é uma oportunidade para se fortalecer e melhorar seus conhecimentos. A vitória virá no momento certo!

Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina no SiSU?

O SiSU, Sistema de Seleção Unificada, estabelece notas de corte para todos os cursos, sendo o de Medicina um dos mais competitivos.

Essa nota é fundamental para garantir sua vaga em instituições públicas de ensino superior. Em geral, as notas de corte para Medicina variam entre 770 e 900 pontos no Enem.

Vale ressaltar que poucas faculdades registram uma nota de corte tão baixa quanto 770 pontos. A maioria das instituições de Medicina costuma exigir uma pontuação próxima aos 850 pontos para acesso às universidades públicas.

Conhecer essas notas de corte permite que os alunos planejem seus estudos e se preparem adequadamente para conquistar uma vaga na faculdade dos seus sonhos.

A partir dessas 10 dicas de como estudar para medicina e passar no Enem, você está pronto para potencializar seus estudos e aumentar suas chances de sucesso nesse vestibular. Não esquema de sempre realizar simulados para testar seu desempenho na prova e mantenha o foco e disciplina. Estamos na torcida com você!

Recomendado

Tirar uma nota boa no Enem para passar na faculdade que deseja pode ser um desafio para muitos estudantes do…

Durante as férias escolares, é hora de focar na lista de material escolar. Ela compõe diversos itens essenciais para a…

As férias escolares são um período aguardado por muitos estudantes. É aquela hora de pausar tudo após um período de…

Cadastre-se para receber notícias sobre Educação

Você sempre bem informado(a)🫡. Assine nossa newsletter gratuita!

Política de privacidade*